terça-feira, 17 de julho de 2012

Disciplina e Determinação - Atividades Físicas

Para conseguir o que desejamos é preciso muita disciplina e determinação. Hoje para levantar foi fácil, 4:40 da manhã, comi uma fruta, e peguei toda minha equipagem de caminhada, som, tênis e roupas leves, mais meia hora. Caminhada alternada com corrida, cansei...suei a camisa e acredito que está valendo a pena. O único problema é que as vezes queremos resultados imediatos, sobe na balança e parece que nada mudou, mas não vou me precipitar, vamos persistir já que meu desejo é entrar forma, faz bem para o ego e para a saúde. Só os estudos ontem a noite que ficaram um pouco prejudicados, pois fiquei com sono muito cedo e acabei indo dormir, mas é apenas uma questão de tempo para o meu organismo se acostumar com a nova rotina. Estive lendo sobre os benefícios das atividades escolhidas: Caminhada, Corrida, Pular Corda e Bicicleta. Já escrevi uma vez sobre a caminhada, mas não custa nada relembrar algumas vantagens em fazer esta atividade:
- Melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, afasta a depressão, aumenta a sensação de bem estar, deixa o cerebro mais saudável, mantem o peso em equilíbrio e melhor ainda emagrece, controla a vontade de comer, protege contra derrames e infartos, aumenta a produção de insulina fazendo que diminua o açucar no sangue, logo pode ser uma grande aliada contra a diabetes.
Já a corrida, traz como benefícios muitas coisas da caminhada, auxilia na redução de peso corporal, melhora o nível de colesterol, melhora a capacidade cardiorrespiratória, reduz riscos de infarto, aumenta a massa muscular, protege contra derrames e infartos, melhora a qualidade do sono, ajuda contra a osteoporose, proporciona bem estar e aumenta a eficiencia do metabolismo, entre outros.
Pular corda é uma atividade bastante benéfica, fortalece os membros inferiores, abdomen, e ótimo para os braços. Além disso, melhora a coordenação motora, a capacidade cardiorespiratória, aumenta a força muscular para os glúteos e define a musculatura da perna, e auxilia na perda de peso, segundo especialistas na área, pular corda pelo menos três vezes por semana durante 15 a 20 minutos, serve como agente emagrecedor, queimando de 500 a 800 cal/h.
Andar de bicicleta também é benéfico e assim como as outras atividades citadas anteriormente, apresenta como principais vantagens: ajuda no combate a depressão e ao estresse, melhora a qualidade e a disposição sexual, ajuda a emagrecer, reduz as taxas de colesterol e triglicérides, evita o infarto, diminui a pressão arterial, aumenta a imunidade e melhora a respiração.

Desta forma observamos que a maioria das atividades físicas garante inúmeros benefícios a nossa saúde,muito parecidos, portanto, escolha a sua e procure orientação médica antes de iniciá-la. Para quem deseja mais informações sobre estas atividades, segue abaixo alguns links:
  • Caminhada- http://www.mulher.palpitedigital.com.br/caminhada-beneficios/
  • Corrida- http://belezaesaude.dae.com.br/corrida/
  • Pular Corda- http://www.cuidandodocorpo.com/2009/06/pular-corda.html
  • Bicicleta - http://007blog.net/conheca-os-beneficios-que-andar-de-bicicleta-traz-a-sua-saude/.

Um abraço a todos.

Att.

Renata Cantanhêde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário